domingo, 10 de outubro de 2010

Joel Yawanawa em Londres

Joel está estudando inglês há menos de três meses em Londres, seu vocabulário é pequeno e isso é muito natural pois é a primeira vez que ele estuda uma língua estrangeira. Seus professores assim que minha família e nossos amigos estão impressionados com a maneira rápida que Joel absorve a língua de Shakespeare. Ele é muito inteligente e já consegue se comunicar, tranquilamente e expressa-se com fluência.

Esse VIDEO faz parte de um Filme Documentário que estou fazendo com Joel,
algumas das imagens que eu usei nele foram "emprestadas" de um grande arquivo de outro documentário sobre os YAWANAWAS, que filmei entre Julho e Novembro de 2009, documentário esse que fiz em Parceria com Joaquim Tashka Yawanawa.
A mensagem que Joel quis passar aqui nesse Video é simples e espontânea- esse Video foi realizado para ser apresentado num encontro da sede central da AVEDA em Covent Garden, em Londres que ocorreu dia 8 de outubro passado.
Joel gostou do resultado, me pediu que eu colocasse a tradução em legenda porque quis que sua família visse o video, pela Internet, pois alguns deles estão em Tarauacá, então publiquei pelo YOUTUBE.
Joel é convidado de minha família, está hospedado na nossa casa. Ele tem um sorriso radiate, que ilumina nossos dias (frios e cinzentos) de Londres.
Ele está indo embora de volta para Tarauacá em poucas semanas.
Vai deixar SAUDADES.


7 comentários:

Anônimo disse...

Nossa... vc demorou para atualizar esse blog! rsrs
Vc e sua família foram generosos hospedando e auxiliando o Joel, na sua estada em Londres. Certamente ele reconhece isso. E espero que as pessoas que virem o vídeo gostem e comentem positivamente. E os que não gostarem que, pelo menos, sejam tolerantes e generosos nos seus comentários. Bjs, Sônia.

Silvana disse...

Sônia, VOCÊ que é generosa, deixando esse comentário. Obrigada, de coração. Joel é uma pessoa incrivelmente humilde, você não o conhece, mas eu te afirmo, muitas vezes as pessoas se dizem "humildes". Joel é simples, sincero. Te afirmo isso porque eu o conheço bem, ele conviveu no seio da minha familia dividindo nosso dia-a-dia, eu o conheci no Mutum, aldeia dos Yawanawas, no Rio Grgório, longe da cidade. Ele é a mesma pessoa. Risonho, simples. Generoso. Ele é muito inteligente, gosta de observar, não faz críticas e aceita o que recebe. Ele sempre me deu bons conselhos no meu corre-corre e é amigo de minha familia. Que mais dizer? Se as pessoas quiserem fazer comentários ruins- que me usem, pelo meu trabalho, afinal sempre vai haver um que critica o trabalho dos outros. Eu acredito que esse é o preço de se expor. Eu me arrisco, não tenho mêdo, simplesmente não aceito comentários que ataquem as pessoas-pessoalmente. Isso não. É grotesco e irresponsável, pequeno, medíocre, não leva crédito. Obrigada, Bjs pra você. Silvana

Silvana disse...

HA- Sônia eu esquecí de dizer- sim, eu comecei a escrever esse BLOG, porque eu queria me "exercitar" no trabalho de escritura, mas quando cheguei no Brasil depois de uma semana, aos poucos muitas coisas coisas começaram acontecer e eu "esquecí"do BLOG...até ontem quando eu quis deixar um comentário (em resposta a um comentário imundo) que um anônimo deixou sobre o meu video no Blog do Altino Machado. Ai eu me "lembrei" que para deixar um comentário precisava uma conta, fui atrás do MEU BLOG! hahaha... muito engraçado, mas eu vou voltar a escrever. Estou pensando em colocar um CAHIER DE VOYAGE dessa minha AVENTURA ao Acre ano passado e minha história de amor para com o Povo Yawanawa! Sinto saudades deles. Foi um dos momentos mais felizes da minha vida ter ido ao Acre e ir pro Mutum. Minhas filhas também sentem o mesmo, então isso ai. CONTINUA... bjs

Sônia disse...

A idéia de "ressuscitar" o Blog é uma maravilha! E colocar suas experiências de viagem, escrever suas memories, é melhor ainda. Quero ler. Bjs,

Silvana disse...

Sim, Sônia, vou voltar sim. (reativar a cabeça)hahaha... obrigada, vc é um anjo. :) SilvanaXX

Unknown disse...

Dear miss Sylvana,

I want to ask you something.
I did not find your mail adress. So please contact me on mine :
morganyogan@yahoo.co.uk

Angela Peres disse...

Oi Silvana,

achei seu log quando procurava assuntos sobre os indios Pataxós e fiquei curiosa sobre seu documentário que queria fazer sobre eles (post sobre museu do ´´indio) sou casada com um pataxo e ficaria feliz em ajudar se ainda quiser.
Grande abraço,
Elizabete

Ah, reative o blog mesmo